RSS

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Meditação




*** Qual Seria a Resposta Certa? ***

"A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira." - Provérbios 15:1.


Quem de nós nunca entrou numa discussão acalorada contra outra pessoa num típico "bate-boca"? A dinâmica deste tipo de contenda entre duas pessoas é bem típica: cada um busca justificar-se e acusar o outro. O outro, por sua vez, tenta se defender e, da mesma forma, parte para a ofensiva. As palavras duras alimentam a animosidade de tal modo que a qualidade do vocabulário tende a se degradar.

Quando tudo termina, a reprise do debate é exibida e recapitulada várias vezes na mente dos protagonistas. Não raras vezes um deles pensa assim: "Eu deveria ter dito isso, isso e aquilo, mas na hora não me veio a resposta". Por que será que a resposta demolidora sempre vem depois? Ainda bem que vem depois, porque se viesse no momento do debate o prejuízo seria ainda maior.

A sabedoria de Deus, exposta em sua Palavra, nos ensina a forma correta de destruir nossos inimigos. Devemos acabar com os nossos inimigos transformando-os em amigos. Brigar, discutir, desentender-se e destruir relacionamentos são atos que qualquer um faz - até mesmo um louco tem a capacidade de brigar e discutir. No entanto converter um inimigo em amigo é algo que poucas pessoas conseguem. Apenas as pessoas guiadas pelo Espírito de Deus é que têm a habilidade de usar suas palavras de forma a restaurar relacionamentos.

Que tal convidarmos o Espírito de Deus para habitar em nós ao longo deste dia? Vamos orar para que Deus nos ajude através do bom uso de nossas palavras a reconstruir relacionamentos aparentemente irrecuperáveis?

Oração: Meu Deus, meu Pai, venho em nome do teu Filho Jesus Cristo, o Verbo de Deus, pedir que habites em meu coração neste dia. Transforme minha língua. Que de minha boca saiam apenas palavras brandas e restauradoras. Ajuda-me a expressar o meu amor ao próximo através de palavras brandas e dá-me a graça de reconstruir relacionamentos aparentemente impossíveis de serem restaurados. Em nome de Jesus. Amém.






0 comentários:

Postar um comentário