RSS

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Musica


                           Classificação de voz masculina
__ Vozes Masculinas.
Tenor                          Do2  ao  Ré 4                Voz Aguda
Barítono                      Sol1 ao  Lá3                  Voz Intermediária
Baixo                           Do1  ao  Fá3                 Voz Grave 
Derivações da sub-classificação das VOZES MASCULINAS Tenor
______Contratenor - Voz de homem muito aguda, que iguala ou mesmo ultrapassa em extensão a de um contralto (Voz Grave Feminina). Muito apreciada antes de 1800, esta é a voz dos principais personagens da ópera antiga francesa (Lully, Campra, Rameau), de uma parte das óperas italianas, do contralto das cantatas de Bach, etc.

_____Tenor ligeiro  -  Voz brilhante, que emite notas agudas com facilidade, ou nas óperas de Mozart e de Rossini, por exemple, voz ligeira e suave. Exemplo: Almaviva, em Il barbiere di Siviglia [O brabeiro de Servilha], de Rossini; Tamino, em Die Zauberflöte [A flauta Mágica], de Mozart.
________Tenor lírico. Tipo de voz bem próxima da anterior, mais luminosa nos agudos e ainda mais cheia no registro médios e mais timbrada.
_______Tenor dramático Com relação à anterior, mais luminosa e ainda mais cheia no registro médio. Exemplo: Tannhäuser, protagonista da ópera homônima de Wagner
Barítono
______Barítono "Martin", ou Barítono francês    - Voz clara e flexível, próxima da voz de tenor. Exemplo: Pelléas, na ópera Pelléas et Mélisande, de Debussy.
______Barítono verdiano -  Exemplo: o protagonista da ópera Rigolleto, de Verdi.
______Baixo-barítono  - Mais à vontade nos graves e capaz de efeitos dramáticos. Exemplo: Wotan, em Die Walküre [A Valquíria], de Wagner.
Baixo
_______Baixo cantante - Voz próxima à do barítono, mais naturalmente lírica do que dramática. Exemplo: Boris Godunov, protagonista da ópera de mesmo nome, de Mussorgski.
_______Baixo profundo - Voz de grande extensão a amplitude no registro grave. Exemplo: Sarastro em Die Zauberflöte [A flauta mágica] de Mozart. 

Agora paras os razes ,vai ficar mais facil de saber qual a sua tonalidade de voz!!! VLW

0 comentários:

Postar um comentário